04.06.2010

Criando uma página personalizada no WordPress

As vezes, em certos projetos, precisamos criar uma página com uma estrutura diferente das demais. Para isso, o WordPress oferece algumas opções. Uma delas é usar a opção de “Modelo Personalizado”.

Passo a passo

Copie o arquivo page.php ou single.php e renomeie para outro nome como novotemplate.php (esse nome é um exemplo, você pode dar o nome que preferir).

Agora você tem de fazer o WordPress identificar esse arquivo como sendo um template. Para isso vamos edita-ló. Você terá de substituir o código do começo do arquivo que você copiou para:

<?php
/**
Template Name: Nome do Template */
get_header(); ?>

* Nota: No lugar do “Nome do Template” você colocará o nome que desejar dar a essa página personalizada.

Agora que seu template foi criado, você só precisa ativá-lo quando for criar uma nova página. Quando criar uma nova página, vai ter a opção “Modelo” do lado direito, você só precisa escolher o nome do seu template entre as opções.


Observe a opção “Modelo” no layout

As opções de edições são inúmeras, só depende do que você precisar.

A opção modelo não aparece?

Se você fez todo o passo a passo exatamente como descrito acima, e quando foi ativar o novo template não visualizou a opção “Modelo”, de uma lida nesse post sobre um possível problema que pode ocorrer em relação a opção “modelo”.

21 respostas a "Criando uma página personalizada no WordPress"

  1. Christian Louboutin disse:

    Very good sharing this.

  2. Senhor W disse:

    Muito bom, sem enrolação.

    Funcionou na boa !

  3. ivan disse:

    Fala meu querido,

    Seguinte, estou criando uma pagina por modelo no WP, e ela vai ser a inicial, só que nesta pagina eu quero a mesma do padrao do WP(com os posts mais recentes), e vou inserir alguns banners, publicidades e menus nesta pagina, e quando faço isso os posts nao aparecem, e se eu seleciono que quero que esta pagina mostre os posts mais recentes, o WP diz que a pagina inicial nao pode ser a mesma de post. tentei copiar o codigo da index.php e inserir na minha pagina modelo, tambem nao consegui. se puder me ajudar fico agradecido.

  4. Edu Oliveira disse:

    Incrível! sem palavras para descrever o que é encontrar um artigo satisfatório nos dias de hoje, as vezes eu fico de saco cheio de tanto procurar e quando encontro algo interessante geralmente quem está explicando diz “faça loop onde quer chamar o código, chame a rebimboca da parafuseta para funcionar” e nunca funciona rsrs, muito bom, nota 10!

  5. raphael disse:

    olha tive o mesmo problema de não aparecer, percebi que oq tb acontece é não colocar os comentários inicias do css corretamente.
    Copiei e colei do layout padrão e funcionou normalmente, resolvendo o problema. no seu tema se você clicar no editor e der algum problema certeza que é isso, pelo menos foi oq aconteceu aqui

  6. Thalles Ramos disse:

    Olá, so uma duvida: na hora de fazer a cópia do page.php ou single.php, onde devo salvar o arquivo para fique disponível como modelo de página ?

  7. alexandre disse:

    porque aparece ponto de interrogação no lugar de cedilha e acentos, só na página personalizada, na página padrão tá normal

  8. alexandre disse:

    obrigado pelas respostas.

  9. Christiano Passos disse:

    Parabéns pelo post, como citado acima, direto e claro!

  10. Dioggo Brown disse:

    sensacional o post, Obrigado por me ensinar. Parabéns.

  11. Thiago Paz disse:

    Cabra Bom, sem mais denlongas!
    valeu Brother.

  12. Ana disse:

    O meu deu certo, consegui que os posts fossem pra página específica que eu criei, mas o problema é que eles aparecem sem o título, sem imagens, sem a formatação correta. O que eu posso fazer pra resolver? Muito obrigada!

  13. Denilson Santos Pereira disse:

    fiz assim e deu certinho, obrigado por ajudar, um grande abraço e sucesso.

  14. Denilson Santo Pereira disse:

    Eu fiz desse jeito e deu certinho, ====

    =======
    obrigado

  15. Gregory disse:

    Estou tentando criar um modelo de página personalizado, do meu jeito, mas na hora de colocar um background-image, não funciona, e tenho um link css externo também que não funciona. Alguém pode ajudar ?

  16. Charles disse:

    Tenho uma dificuldade no modelo que estou criando para inserir banner no modelo, pois o template não permite. Há alguma maneira de adicionar isso no modelo novo ?

  17. Olá… boa tarde, estou tentando criar um site, mas não tenho conhecimento nenhum, de como começar, e como inserir todas essas coisas…. teria como me ajudar? conversar por skype algo do tipo para me dar uma orientação?

    Obrigada!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *